ESTAR NA MODA OU TER ESTILO. QUAL É A SUA? - POR PATRÍCIA MARCELE*





Meninas do meu core...

A partir de hoje, contaremos com a participação ilustre da grande Patrícia Marcele, consultora de imagem, que estará semanalmente colaborando com o TPM. Legal né? 
A "florzinha" já trabalha com isso há muito tempo, e nada melhor do que conferir  altas dicas com ela, que sabe muitooooo sobre o assunto!!!! Ela vai falar de tudo um pouco!!! 
A ideia central é ajudar as leitoras a identificarem seu estilo ou auxiliar no processo da formação de um!!!!
Vamos deixar de blá blá blá... confira o primeiro artigo da profissional! Antes de começar no artigo, propriamente dito, confira o que P Marcele escreveu exclusivamente para você, leitora!

Olá gente!
É com imenso que prazer que recebo o convite dessa florzinha chamada Renata Vannier para fazer parte do blog Tudo para Mulheres. Será um grande desafio e, com certeza, vai marcar uma nova etapa na minha vida. Pretendo escrever sobre moda e estilo, mas com um foco diferente, sabe? Algo que possa ajudá-las a descobrir a beleza que há dentro de vocês e que fica escondida devido à grande influência do meio externo. Vamos juntas por este caminho?



Estar na moda ou ter estilo. Qual é a sua?

Sabe, o momento de maior aflição quando eu estou comprando alguma peça de roupa ou acessório é quando a pessoa que está me atendendo mostra qualquer coisa e tasca a célebre frase: “Está todo mundo usando!” ou “é o que a fulana de tal da novela X está usando...”. Eu reviro os olhos hahaha. Gente, não é frescura não, mas exatamente esta escolha, entre usar o que todo mundo está usando e escolher as peças que mais combinam com a personalidade e a vida, é que diferenciam o que é Estar na Moda e Estilo.

A moda está inserida no modo de pensar, agir, nas vestimentas, nos tipos de leitura, nas músicas, nos eletrônicos. Ou seja, nas mais diversas áreas que fazem parte do nosso cotidiano. A moda mais efêmera denomina-se modismo. Parece um cometa: do mesmo jeito que vem, vai. Particularmente, nas vestimentas surgem as famosas peças ou modo de se vestir dos famosos que influenciam as nossas compras e que nos faz, na maioria das vezes, comprarmos compulsivamente e sem considerarmos o nosso Estilo. Passando a onda, geralmente, as famigeradas vão para o fundo da gaveta. É uma atitude massificada o que leva a dizermos: “Está todo mundo usando”.

“A moda sai de moda, o estilo jamais” Coco Chanel

Mas, seguir a moda é sempre ruim ou é bacana? Depende. As crianças são levadas a desejarem o que as outras estão consumindo.  Os adolescentes, facilmente, seguem a moda para se sentirem pertencentes a determinado grupo social. É saudável esta atitude. O problema, talvez, é quando este hábito vai se arrastando por décadas e a pessoa passa a imagem de alguém que é mutante demais ou “Maria-vai-com-as-outras”.

De modo prático, quem tem condições aí, de acompanhar moda? Gente, ninguém, né? Então vamos construir nosso estilo?

O estilo é uma construção!

Você já admirou alguém ou já percebeu que esta pessoa tem estilo? “Ah, fulana é estilosa”. O que a gente imagina quando escuta ou fala esta frase?

a)      Ela usa roupas que eu não tenho coragem de usar
b)      Ela faz combinações incríveis!
c)       Como eu não pensei em usar esta saia (blusa, calça, jaqueta...) desse jeito?!
d)      Ela se veste bem...
e)      Todas as anteriores

Vejam vem que quando achamos uma pessoa com estilo, não estamos falando que ela usa esta ou aquela marca. Estilo nada tem a ver com marca ou preço, mas com qualidade, autoconhecimento, leveza, liberdade e atitude. 

E o melhor disso tudo, sabe o que é? Todo mundo tem um estilo para chamar de seu! Basta apenas a coragem para descobri-lo. Yupieee!!!! 

O estilo reflete a sua personalidade, a sua história pessoal, a sua maneira de pensar e de agir, sua relação com as pessoas. É um recado que você deixa para as pessoas de como se é. Legal, né?  Esta atitude te faz única e especial e sempre será lembrada. Claro que tudo isso vem de bandeja com o autoconhecimento e a autoestima. Ou seja, é preciso gostar de si mesmo e se sentir segura pelo o que se é.

A pessoa que conhece o seu estilo sabe usar a moda ao seu favor evidenciando características físicas e de personalidade que deseja valorizar e tirando do foco as não gostaria de mostrar. Além disso, sabe se adequar ao ambiente e aos eventos sociais.

Para descobrir qual é o seu estilo, é importante o acompanhamento de um Consultor de Imagem e Estilo que vai te ajudar nesta empreitada em escolher as roupas que mais valorizam o seu tipo físico, ambiente e personalidade.

Gente, basicamente é esta a diferença. A moda a gente compra, o estilo a gente descobre e valoriza.
Sucesso e um grande beijo!

P. Marcele

*Patrícia Marcele é Consultora de Imagem pela Escola de Empreendedores da Moda. Estudou Visagismo com o professor Phillip Hallawel. Psicóloga pela Universidade Federal de Rondônia. Trabalhou com Processo Seletivo por mais de 10 anos.






E aí, gostaram???
Isso é só o começo meninas!!! Vamos trazer dicas, esclarecimentos, comportamento...
Ao lado, o contato da consultora!
Um beijão, e até a próxima!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TPM